Saiba Dizer Não à Violência no Rio Grande do Sul

28
456

Era para ser mais uma tarde de domingo no Parque da Redenção, em Porto Alegre, até que a Força Jovem Universal (FJU) chegou. Levando diversão, alegria e, acima de tudo, conscientização, por meio de música, dança e apresentações teatrais, o “Saiba Dizer Não à Violência” fez estremecer um dos parques mais visitados da capital gaúcha no dia em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra.

Quem estava apenas passando não pôde deixar de se surpreender com a grandeza e organização do evento que contou com a colaboração de centenas de voluntários e reuniu cerca de 20 mil pessoas de várias partes do Rio Grande do Sul. Não havia distinção de raça, credo, classe ou qualquer outro tipo, todos estavam unidos na fé de dizer não a qualquer tipo violência, seja ela verbal ou física, desde que agrida os direitos que todo o cidadão tem e dizer sim à paz.

“O tema do evento é o principal problema enfrentado hoje em Porto Alegre, por isso estamos trazendo a Cultura aos jovens como forma de dizer não à violência e de despertar em favor da paz”, essas foram as palavras ditas pelo coordenador da FJU Gaúcha, Bispo Augusto Albuquerque, antes de subir ao palco e dar início ao maior evento em favor da paz da história de Porto Alegre.

Logo após a execução do Hino do Estado do Rio Grande do Sul, entoado com orgulho pelos gaúchos, a multidão foi presenteada com diversos shows das bandas Frequência 53, FJU Hip Hop Sul, Visionários, Pagode Nota 10, 4E e o cantor Daniel Brayner e banda, que não deixou por menos a expectativa que a multidão nutria, agitou, dançou e, ao som de seus sucessos, passou a mensagem de que o jovem não precisa de drogas e de violência para se divertir.

Enquanto os shows rolavam no palco, os presentes podiam conhecer um pouco mais sobre o trabalho da FJU nos seus mais variados projetos, várias tendas estavam espalhadas no Parque com informações sobre os projetos Mídia, responsável pela divulgação do trabalho da FJU; Universitários, que auxilia os jovens na escolha de uma carreira, disponibilizando cursos gratuitos e oficinas nas mais diversas áreas para o qualificação profissional; Uniforça, que cuida da organização dos eventos da Força Jovem e presta serviços sociais em catástrofes como enchentes e incêndios; Cidadania, responsável pela conscientização social da juventude, leva os mais diversos auxílios do âmbito social, desde a confecção de carteira de trabalho até a doação de sangue, alimentos e roupas aos necessitados; Esportes, como o próprio nome já diz, o projeto leva à diversas atividades esportivas, como Futebol, Judô, Jiu-Jitsu, Basquete e várias outras, como forma de tirar os jovens das drogas e da marginalidade; Cultura, por meio de dança, música e teatro, o projeto é a base dos vários artistas que estavam brilhando no palco do Saiba Dizer Não.

A tarde ainda contou com a presença do Bispo Adilson Silva, responsável pelo trabalho da Universal no RS, que ressaltou a importância da juventude se conscientizar para reverter o atual quadro de violência no estado, pois mesmo que um gesto de paz seja como uma gota no oceano, se cada um fizer a sua parte, poderemos minimizar esse quadro de violência. Segundo o Bispo “a violência está dentro das pessoas, por isso precisamos investir no nosso interior, pois a mudança só pode acontecer de dentro para fora” e finalizou dizendo que “onde há Deus, não há espaço para violência”.

O objetivo da FJU é o de ver vidas transformadas, como no caso do jovem William Carvalho, da cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, que contou que antes de conhecer o trabalho da FJU vivia em um mundo de tráfico e crimes, aos 16 anos já possuía ficha como menor infrator, aos 18 cuidava de ponto de tráfico e, aos 19 anos, foi preso pela primeira vez. Para o jovem, não havia como sair daquele mundo em que havia entrado buscando dinheiro, mulheres e status. Foi no fundo do poço, quando nada mais das coisas que tinha conseguiam lhe preencher que recebeu um convite para conhecer o trabalho da FJU. A partir daquele convite a sua vida começou a mudar, e passo a passo se libertou daquela vida de crimes e destruição. William finalizou o seu depoimento dizendo que “hoje eu tenho a paz que não é desse mundo”.

O evento também teve a conscientização contra o preconceito, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, através de diversas apresentações culturais.

A tarde foi de combate à violência e de clamor pela paz, que pode ser vista em vários na harmonia e respeito entre os jovens durante todo o evento, sem vícios, sem drogas, como disse o Bispo Adilson Silva, “onde há Deus, não há espaço para violência. Onde há Deus, há paz.”

 

28 COMENTÁRIOS

  1. Foi uma tarde espetacular… O Saiba Dizer Não à Violência mostra que sem drogas e violência podemos ser alegres, nos divertir, estar com os amigos, dançar, curtir diversos estilos musicais… A Força Jovem realiza um trabalho maravilhoso em nossa sociedade e nessa tarde muitos puderam conhecer mais sobre a FJU através dos projetos apresentados no parque e nas apresentações no palco que foram de ótima qualidade e sacudiu a galera toda que estava presente. Também os relatos prestados no palco de alguns dos milhares de jovens que tiveram a vida transformada através da FJU também prova que não há melhor decisão do que buscar a Deus. Somos jovens visionários, com personalidade, somos da FJU!! #VemPraFJU!!!

  2. Que Dia Maravilhoso, Vamos lutar por uma cidade, Vamos Lutar por um Estado um Pais um Planeta melhor sem a Violencia. A FJU marcou presenca em Lutar por aquilo que vem levado vidas inocentes Vidas que poderiam estar do nosso lado, mas em meio a violencia foram tiradas bruscamente de nos #SaibaDizerNaoAViolencia #Bloco16 #EuFuiMidiaSDN #TudoPerfeito #RosasBrancasDaPaz

  3. Simplesmente um evento que ficou e ficará marcado no RS. Muito bem organizado! E as apresentações foram sensacional. A FJU RS com certeza tem muitos talentos. Parabéns a cada um que fez parte deste evento. A melhor parte é que o objetivo de conscientizar os jovens foi alcançado com certeza. Muitos disseram Não a violência.

  4. Foi sensacional, mais um evento que a Força Jovem Universal promove em favor da paz, onde reuniu dezenas de atividades promovidas pelos integrantes da FJU que tem como objetivo o fim da violência, este dia ficou marcado na história de RS.
    #VemPraFJU
    #sdnFoiDemais
    #Bloco15MarcouPresença

  5. Bah, esse evento foi espetacular, não pude estar presente, mas só de ler esse artigo eu fico imaginando, como foi? E o Agito? E a busca da paz? E como o Fju é o Fju, rsrs, vemos que eles fizeram uma matéria especialmente para aqueles que não poderiam comparecer, mas sim, foi o maior, melhor evento do Rio Grande do Sul…!
    #FjuTrêsVendas #Bloco9

  6. BBah…. Esse evento foi espetacular, não pude estar presente, mas como sabemos a Fju é a Fju, e eles fizeram um artigo que se encontra nesse site, nos mostrando um pouco desse evento, pq inúmeras das vezes pensamos: Como estava? O q aconteceu por lá? E os agitos? Os Teatros? Os show’s? Tudo isso pensamos quando não vamos a algum lugar, mas nos deram essa oportunidade, certeza que a partir do evento, haverá paz no Estado, foi tudo de bom esse evento. Foi exatamente um baita de um evento,… Arrebentou!??
    #FjuTrêsVendas #Bloco9

  7. Bah…. Esse evento foi espetacular, não pude estar presente, mas como sabemos a Fju é a Fju, e eles fizeram um artigo que se encontra nesse site, nos mostrando um pouco desse evento, pq inúmeras das vezes pensamos: Como estava? O q aconteceu por lá? E os agitos? Os Teatros? Os show’s? Tudo isso pensamos quando não vamos a algum lugar, mas nos deram essa oportunidade, certeza que a partir do evento, haverá paz no Estado, foi tudo de bom esse evento. Foi exatamente um baita de um evento,… Arrebentou!??
    #FjuTrêsVendas #Bloco9

  8. Foi um evento maravilhoso ,a Fju é uma familia ,tenho certeza que além da diversão que tava top,muitas vidas foram transformadas ,e o jovem entendeu que a violência não leva ninguém a lugar nenhum,que devemos sempre lutar pela paz ,afinal nós somos o futuro da humanidade ,se tivermos uma juventude pacífica o mundo inteiro se tornara um lugar de paz e não de guerra .
    Eu faço parte dessa família e só tenho a agradecer por tudo de grandioso que tem acontecido na minha vida !!
    Sobre o saiba dizer não foi o evento do século ,tava perfeito !!
    Veem pra Fju !!

  9. Que tarde maravilhosa! Um evento pra ficar marcado, mostrando a todos que é possível sim curtir a vida sem violência, sem drogas, sem discriminação. O SDN 2016 sacudiu a galera que estava na Redenção e nos deixou com gostinho de “quero mais” :)

  10. Foi uma tarde muito especial tenho a certeza que este evento ficou marcada na vida de cada um que esteve presente o SDN contra a violência arrebento
    #FJURS
    #bloco9
    #DepWeb

  11. Foi um dia espetacular, tenho certeza que a mensagem da Paz foi deixada ali. Quem não conhecia a FJU agora conhece a grandeza deste trabalho! #bloco5 #FJUMathiasSede #depweb

  12. O saiba dizer nao neste domingo foi maravilhoso. Muitas almas foram ganhas, e todos deram o ser grito contra a violência. Precisamos manter esse pensamento e dizer não a violência. #depweb #bloco3 #FJUGravatai59

  13. Não tenho palavras suficientes para descrever o quanto esse evento foi especial para mim, foi mágico, magnífico, foi simplesmente perfeito. Pude ver a paz sendo pronunciada em cada gesto, cada olhar. Consegui ver um pouco da grandeza de Deus em cada momento. Nunca vou esquecer do que o dia 20 de novembro representou na minha vida, não poderia ter sido melhor, Deus cuidou de tudo.

  14. Boa Tarde o evento saiba dizer não, ficou marcado em Poa, estiveram presentes 20 mil jovens, todos em favor da paz no estado o Rio grande do Sul é um estado que,existe violência, e a violência vem em diversas formas o Estado é o número um em suicídio… #FJURS#Bloco9Iurd3Vendas#depweb

  15. O evento ficou marcado os jovens estiveram presentes, buscando a paz dizendo não a violência, no Estado a reunião foi frutiva, e todos levantaram a bandeira dizendo não a violência.. #FJURS#BLOCO9#DEPWEB#

  16. O melhor evento que vai vi! ? Depois deste dia o estado do Rio Grande do Sul jamais será o mesmo, saímos com a consciência de que “onde há Deus, não há espaço para violência. Onde há Deus, há paz.” #Fjurs #DepWeb #Bloco12 #MídiaRS #FjuEncruzilhadaDoSul

  17. Uma tarde de conscientização, aonde muitos jovens disseram Não a violência! Esse é o trabalho da FJU forma jovens visionários, jovens que usam sua inteligência! Cada apresentação foi espetacular. Parabéns a todos os projetos! Com certeza o SAIBA DIZER NÃO ficou marcado no RS! #FoiTop #VemPraFJUVem
    #DepWeb #Bloco9 #FJUHidraulica
    #FJURS

  18. Eu estive presente no evento da Força Jovem Universal no últimos domingo, foi algo completamente diferente de tudo que já unha visto, os jovens têm mais força que nós imaginamos, e se unimos nossas forças para o conseguimo s mudar qualquer situação que ainda não tenha sido resolvida, foi uma tarde enrolada maravilhoso. Parabéns a todos os envolvidos!

  19. Esse evento tocou muitas almas, pois foi tudo grandioso, foi organizado, seguro, as atrações arrebentaram foi uma melhor que a outra! Quem não foi não perca o próximo e quem foi… Tamo junto e misturado!

  20. Valeu cada segundo, um evento que reuniu música, danças, podemos ser felizes sem drogas, sem violência, o evento do ano, me diverti muito com esse dia, marcou a vida de todos, a Fju é uma família, cola com a gente, acreditamos em você, na Força Jovem você tem valor.
    #Bloco2
    #Mídia
    #FjuGaúcha.

  21. O evento que parou Porto Alegre para dizer “Não à violência” arrebentou! Não tenho dúvidas que marcou a vida de cada pessoa presente, que estiverem junto conosco lutando em favor da paz! #SaibaDizerNão #DigaNãoÀViolência #EventoDoMilênio #SDN2016 #Bloco9 #DepWeb

  22. Foi inesquecível esse dia, todos saíram de lá orientados sobre a violência,essa realidade que tem assolado a sociedade ,por isso a FJU gaúcha tem combatido esse mau. #DepWeb #FJUGaúcha #FJUBloco12 #FJUVenâncioAires #MídiaRS

  23. com certeza muitos jovens foram tocados nesse evento
    aqui em porto alegre a situação ta complicada .. so colocando nas mãos de Deus
    e isso foi feito com certeza nesse evento
    #SDN
    #BLOCO1
    #FJUGAUCHA

  24. Realmente um grande evento de conscientização a todos os jovens. Parabéns aos organizadores e a todos que ajudaram. Realmente se vê que a FJU é uma familia unida e todos fazem a diferença!
    #FJUGaúcha #Bloco14 #DepWeb

DEIXE UMA RESPOSTA