Projeto Cidadania realiza conscientização sobre a doação de sangue

4
381

A Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2014 instituiu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para os cidadãos conscientes e visionários, está longe de ser mais uma data comemorativa e sim uma oportunidade a mais de conscientizar a população, sobre a importância das doações.

De acordo com a OMS, o ideal é que entre 3 e 5% da população de um país seja doadora constante de sangue, mas infelizmente no Brasil, este percentual é inferior a 2% . E é com o intuito de mudar essa realidade que a Força Jovem Universal Pará (FJU-PA), através do projeto Cidadania, tem sido uma grande parceira, não somente realizando mutirões para a doação, como também movimentos de conscientização da população sobre o assunto.

Nesta terça -feira (14), voluntários do projeto Cidadania marcaram presença no terminal rodoviário de Belém e nas proximidades, onde há um grande fluxo de pessoas. Além da distribuição de panfletos, os voluntários conversaram com as pessoas explicando o quão importante e indispensável é o ato de doar sangue. É através de movimentos como este, que o banco de sangue consegue aumentar o seu estoque diário. Mas a conscientização e as doações contínuas são fatores necessários, para que não haja reduções significantes, comprometendo vidas que necessitam de socorro urgente, e dependem do grande ato de amor ao próximo.

O compromisso com a vida e essa atitude cidadã pela responsabilidade social, gera benefícios a quem doa e a quem recebe. Hospitais conseguem ser abastecidos de imediato mesmo diante de emergências, e doadores que exercem seus deveres perante a sociedade, formando uma corrente pela vida.

Doar sangue não dói e é um ato de solidariedade onde a Força Jovem Universal não ficaria de fora.

Maysa Machado

Dep. Jornalismo | Mídia FJU Pará

4 COMENTÁRIOS

  1. Esse trabalho é muito importante porque muitas pessoas precisam de doação, e conscientizando a população, as pessoas ver que de fato estarão ajudando à muitos, porque um dia pode ser ela também, e outras pessoas iram ajudar através dessa divulgação e desse projeto tão maravilhoso que o FJU Pará realizada. Deus abençoe sempre.

  2. Parabéns pelo trabalho, realmente tem faltado informação e solidariedade das pessoas também. Tomara que bastante gente tenha sido tocada por esse trabalho se vocês. Um ato simples que salva vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA