FJUni realiza passeio no Museu da Hering em Blumenau / SC

0
50

Na tarde de domingo de 26 de fevereiro, foi realizado o passeio cultural do FJUni, em Blumenau / SC. Uma cidade alemã, que carrega grandes histórias e diversas atrações. Um dos pontos turísticos e históricos mais visitados é o Museu da Hering, o qual preserva importantes colaborações para o crescimento da área têxtil no país, através da empresa Hering. Sabendo disso, os universitários da Força Jovem Universal não podiam deixar de aprender um pouco sobre o local.

O passeio reuniu vários jovens de Blumenau com um interesse em comum, investir em seu conhecimento. Foram visitadas as antigas moradias dos fundadores, o jardim suspenso de Roberto Burle Marx, máquinas antigas usadas no início da empresa, como os teares circulares e máquinas de costura, além do acervo disponível de algodão, tecidos, entre outros.

O museu que foi inaugurado em 2010 conta com uma riqueza de detalhes, e incentiva o lado criativo dos visitantes com projetos de customização de camisas e até mesmo estampagem. Na visita foi contada a história de empreendedorismo, coragem e perseverança da Cia. Hering que começa com a chegada do Sr. Hermann Hering em Blumenau por volta de 1879. Ele iniciou sua caminhada pela área têxtil comprando um tear circular e um caixote de fios, depois de alguns anos trouxe sua família para morar na cidade juntamente com seu irmão e futuro sócio Bruno.

Em 1983, Blumenau sofreu com umas das maiores enchentes de sua história e a família perdeu tudo. Com muita perseverança os descendentes do Sr. Hermann conseguiram reconstruir a empresa no vale do Bom Retiro, onde sua sede está até os dias atuais. Com a melhor camisa de algodão do país foi à primeira empresa têxtil a exportar. Ao longo dos seus 130 anos de história ela vem se reinventando e hoje possui mais de 400 lojas franqueadas ao longo do Brasil.

Esse passeio foi uma experiência gratificante para todos do FJUni, pois conhecer um pouco da história é conhecer quem contribuiu para chegarmos no ponto onde estamos. Esse é um dos objetivos do projeto, levar aos universitários conhecimento, cultura e influenciar de forma positiva a formação de cada pessoa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA