FJU Sangue Bom – ES

0
68

DSC_0134No último Sábado (26), jovens de toda a Grande Vitória se reuniram no HEMOES de Maruípe para exercer a cidadania. Enquanto muitas pessoas ainda dormiam ou se preparavam para curtir uma praia, outras dezenas de jovens visionários acordaram cedo para doar sangue. Por volta das nove da manhã, vários jovens já aguardavam na sala de espera, com documentos nas mãos. E pela ansiedade de alguns, dava para perceber que era a primeira vez que doavam sangue. Esse foi o caso de José Renato Rocha, 23 anos, da FJU de Serra Sede, que contou como foi à experiência. “Foi muito bom. Apesar de estar um pouco ansioso por nunca ter doado, foi uma experiência única. Eu doaria novamente sem sombra de dúvidas.”

E entre os doadores também encontramos Juliana da Silva, 30 anos, que além de ter doado sangue duas vezes, incentiva essa prática. “A importância da doação, além de salvar vidas, vem do ensinamento de Jesus que devemos ajudar e amar ao próximo, pois com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar várias vidas.”

O pastor Maicon Louback, um dos responsáveis da FJU no Estado, estava presente no local para dar apoio à campanha. Ele já doa sangue há 10 anos e reforça a importância do jovem estar inserido nessas ações de valorização à vida. “Sendo visionários, nós temos dentro de nós ‘o salvar vidas’, e damos as nossas vidas pelas almas. Não existe um exemplo melhor para demonstrar isso do que a doação de sangue. Uma coisa é você falar que quer salvar vidas, outra coisa é você doar o seu próprio sangue para alguém. Inclusive, é sempre nos períodos de natal, ano novo, carnaval e férias que os índices de acidentes aumentam, e os bancos de sangue ficam precários. A demanda é muito grande e são poucas pessoas que se disponibilizam a doar sangue.” Afirmou o pastor.

Infelizmente, menos de dois a cada cem brasileiros têm o hábito de doar sangue. Essa estatística negativa reflete nos bancos de sangue de todo o país. E é por essa razão que a FJU apoia essa prática. Através da doação de sangue você pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas, basta procurar o hemocentro da sua cidade. Leia abaixo alguns requisitos básicos para que você possa fazer a doação.

Para doar sangue é necessário:

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos.

» Pesar no mínimo 50kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA