FJU Contra o Suicídio

0
37

O Suicídio já é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos, mata mais do que a AIDS e do que guerras. Segundo pesquisa do jornal O Estado de S. Paulo, a taxa de mortes relacionada a depressão e suicídios aumentou 705% no Brasil nos últimos 16 anos, ou seja, o suicídio já se tornou um problema grave de saúde pública.

Pensando nisso o projeto Força Jovem Universal (FJU) promoveu no último final de semana em Santa Catarina e por todo o Brasil o “FJU Contra o Suicídio”. Esse movimento levou centenas de jovens do FJU vestidos de amarelo com faixas e cartazes informativos para as ruas e parques com intuito de alertar e conscientizar as pessoas sobre o tema que ainda é um tabu para muitos.

Eu pensava que não tinha mais saída pra mim, por isso decidi-me jogar de cabeça do parapeito da sacada, eu não queria mais viver.” Contou Luana Fernandes, uma jovem de 26 anos que projetou o suicídio.

Há dois anos atrás Luana estava prestes a se suicidar porque sentia-se sozinha e não tinha nenhuma perspectiva de resolver seus problemas, então antes de tentar o suicídio decidiu se despedir de seus parentes e amigos nas redes sociais, e ao ver no feed de notícias um teatro, começou a assistir e se identificou muito com a história do jovem que interpretava o papel principal, a peça mostrava que há uma solução e que existem pessoas interessadas em ajudar.

Hoje Luana encontrou a razão para viver, é feliz e ajuda outros jovens como voluntária no FJU, mas assim como ela muitas pessoas se encontram na mesma situação, por isso durante o movimento foram distribuídos balões com mensagem dentro, mensagens que mostraram que para cada dificuldade, para cada problema há uma solução, e que no FJU você não está sozinho para enfrentá-los.

Se você conhece alguém que está passando por um momento difícil ou se você quer fazer parte desse trabalho procure o FJU mais próximo e participe!

Confira as fotos desse evento nesse link.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA