Ação social realizada pelo projeto Cidadania do FJUPará

0
97

O sol ainda nem posto, e os voluntários do Força jovem universal Pará já estavam de pé. O objetivo é levar cidadania e melhorias na qualidade de vida aos moradores da ilha das onças, que fica no município de Barcarena a 14km de Belém. O único acesso ao destino é através do barco pouco mais de uma hora de viagem.

Os moradores da ilha das onças moram em palafitas, casas de madeira com sustentação alta as margens dos rios. Por isso eram em pequenas embarcações que as famílias chegavam ao evento do FJU.

Ribeirinhos reunidos é hora de começar o evento, voluntários do Força Jovem ofereceram inúmeros serviços. Verificação  de pressão, aplicação de flúor, teste de glicemia, orientações e entregas de kits para higiene bucal das crianças. Apresentações culturais, com teatro dança e música. “Além das pesquisas que fizemos, estivemos no local muito antes de chegar no dia da ação, e nos deparamos com uma realidade realmente precária em todos os aspectos, esquecimento do poder público, a falta de uma estrutura para viver. De uma água potável a própria luz elétrica. A gente sabe que a fé é a saída e é possível sim essas pessoas saírem dessa situação. Com fé e conhecimento elas podem buscar e  lutar pelo seus direitos. E essa é a intenção do Força Jovem universal na ilha das onças.” Pastor Antonio Moraes coordenador estadual do Força Jovem Pará.

“Viemos atender ao convite. Conhecer novas pessoas e amigos, pessoas que ainda lembram da gente me sinto alegre com vocês aqui.” Seu José dos Santos, morador da ilha das onças.

Foram distribuídas duzentas cestas básicas a todos os ribeirinhos, o presente que chegou na hora certa para essas famílias, a felicidade estampada no rosto de quem volta para casa com a certeza de que não foram esquecidos.

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA