OSCAR FJU 2015

2
156

Com objetivo de incentivar a produção audiovisual entre os integrantes da FJU, a Força Jovem Universal promoveu o “Oscar FJU 2015” no dia 12/10/2015. O evento foi idealizado pelo Bispo Marcello Brayner, coordenador do trabalho da FJU no Brasil e reuniu no Centro Cultural Nova Jerusalém no Rio de Janeiro/RJ, os melhores curtas-metragens de todo o Brasil que concorreram ao Oscar FJU em diversas categorias, além de aproximadamente 300 expectadores.

Trabalhando juntos, os projetos Cultura e Mídia FJU de cada estado tiveram um trabalho duro até chegar ao Oscar. Se já é difícil para alguém que conhece o ramo audiovisual, para quem tem pouco conhecimento fazer um curta-metragem de 20 minutos foi um desafio.

Entre os premiados nessa noite, o Oscar de Melhor Filme foi para o curta Paranoide, de Santa Catarina. O diretor e roteirista Jean Carlos explicou um pouco a proposta desse filme: “A proposta de Paranoide, assim como todas as outras produções da FJU Santa Catarina, como o média-metragem ‘Consequências de Uma Escolha’, é fazer as pessoas olharem o mundo, e as pessoas que habitam no seu mundo de maneira diferente. As vezes somos tomados por tantos problemas, o estresse do dia a dia que deixamos de lado as pequenas coisas, coisas singelas que na verdade são o que realmente importam; a intenção é mostrar o valor humano, que hoje infelizmente é tão deturpado.”.

E ele ainda fez o convite: “Quem não viu ainda Paranoide, quando assistir eu tenho certeza que valorizará muito mais as suas verdadeiras amizades, verá que são as pequenas coisas que valem a pena, e que muitas vezes as pessoas só precisam ser ouvidas.”, finalizou.

Para Giovane Lara, que interpretou Phillip em Paranoide e levou o Oscar de Melhor Ator, fazer parte desse curta foi uma experiência muito positiva, pois até o momento ele só havia atuado em peças teatrais, e foi algo bem diferente interpretar alguém com Esquizofrenia Paranoide. Ele contou a nossa equipe que gostou muito da experiência, e que muitos jovens vão se identificar com Phillip em alguma parte do curta, pois apesar de não ser uma história real, há muitas pessoas que sofrem assim como o protagonista.

No Oscar FJU 2015 dez categorias foram premiadas, com quatro indicações em cada. Confira abaixo a lista dos vencedores em cada categoria.

Melhor Filme: Paranoide Gritos em Silêncio (SC).
Melhor Direção: Ângela Paz, no curta ‘Quinze’, (BA).
Melhor Atriz: Sara Ohana, no curta ‘A História de Sara’, Campos (RJ).
Melhor Ator: Giovane Lara, no curta ‘Paranoide’ (SC).
Melhor Atriz Coadjuvante: Neline Nascimento, no curta ‘Quinze’, (BA).
Melhor Ator Coadjuvante: Deivid Martins, no curta ‘A Última Lágrima’, (AM).
Melhor Roteiro: Curta ‘Lembranças’, (MG).
Melhor Trilha Sonora: Curta ‘Antes que Seja Tarde’, (MS).
Melhor Edição e Efeitos: Curta ‘Você não está Sozinho’, (RJ).
Melhor Fotografia: Curta ‘24:36’, (SP).

Você pode conferir esses curtas-metragens no canal do Bispo Marcello Brayner no Youtube.

Por Ivana Lúcia Morais
Dep. Jornalismo | Mídia FJU SC.

**Créditos da imagem: Centro Cultural Jerusalém

2 COMENTÁRIOS

  1. Talentos sendo descobertos e revelados para todos!! Parabéns, pessoal, vocês são tops. #DepWeb #FJUGaúcha #FJUBloco12 #FJUVenâncioAires #MídiaRS

  2. É muito legal o trabalho audiovisual que o Mídia e o Cultura fazem em parceria. Já assisti quase todos estes documentários/séries e fiquei encantada com o show de talentos vi neles. Que Deus abençoe todos os envolvidos nestes projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA